Facebook estaria testando funções de envio de dinheiro e notícias “quentes”
As duas próximas funções inéditas do Facebook devem ser voltadas para o envio de dinheiro entre usuários e publicação de notícias fresquinhas por páginas na rede social. Pelo menos é o que indica uma atualização no código fonte do serviço, encontrada pelo repórter de tecnologia Matt Navarra, que pode ter revelado, antes da hora, o que está por vir.A primeira mudança seria, na realidade, uma evolução de um conceito que já existe no Messenger. O aplicativo de bate-papo já permite que os usuários realizem pagamentos ou transferências entre amigos ou empresas, mas somente nos Estados Unidos e com débito feito diretamente no cartão. A ideia, então, seria abrir essa possibilidade para todos.
NEW: Facebook is testing a ‘Red Envelope' feature to send cash gifts to friends pic.twitter.com/GsADKlKjqH— Matt Navarra ⭐️ (@MattNavarra) 3 de novembro de 2017
Já o segundo recurso, voltado especificamente para páginas, permite que publicações sejam marcadas como notícias “quentes”. As “Breaking News”, como estão sendo chamadas na versão em inglês, apareceriam acima das outras e poderiam até mesmo enviar notificações para os usuários, de forma que eles sejam alertados sobre informações importantes em cima da hora.
NEW: Facebook working on a ‘Breaking News’ tag for news publishers Pages? pic.twitter.com/XnjwSzEVn3— Matt Navarra ⭐️ (@MattNavarra) 3 de novembro de 2017
É claro, como já acontece com outros recursos da rede social, o Facebook deve ter sistemas em funcionamento para evitar abusos, principalmente caso o recurso efetivamente envie notificações aos seguidores. Um limite de uso ou necessidade de feedback, por exemplo, devem ser usados para evitar que produtores de fake news ou veículos sensacionalistas utilizem a marcação sem que ela seja necessária.
Outro método especulado para controlar a forma como esse destaque seria utilizado tem a ver com a monetização. Não é de hoje que o Facebook reduz o alcance orgânico de páginas ou cria sistemas de forma a fomentar a criação de postagens patrocinadas. Sendo assim, soa completamente possível que a empresa vá aplicar dinâmicas desse tipo ao novo sistema.
A rede social não se pronunciou sobre a descoberta, nem para confirmar as novidades nem para anunciar a realização de testes, que normalmente acontecem com usuários selecionados e páginas convidadas. A presença dos recursos no código fonte do Facebook – mesmo que ainda não seja possível fazer nada com elas, por enquanto –, pode ser uma demonstração de que elas estão bem próximas de serem lançadas.
Fonte: Matt Navarra - Twitter #1, Twitter #2